Ensinar a comunicar – 5 passos essenciais

Algo que faço com os meus formandos é ensinar a comunicar! Se tens alguma dificuldade a falar em público, este artigo é para ti.

Falar em público causa borboletas na barriga a muitas pessoas, por isso ensinar a comunicar é um passo que deveria sempre fazer parte das formações! A comunicação é, indubitavelmente, um dos principais entraves e dificuldades dos meus formandos. 

A verdade é que nem todas as pessoas estão à vontade na hora de falar em público, seja de forma presencial ou online. Independentemente da área, acho muito importante que as formações contemplem nos seus planos de estudos módulos de comunicação.

Na minha formação de base em psicopedagogia, tive o privilégio de ter várias unidades curriculares na área da comunicação e presença. Toda essa bagagem foi sem dúvida determinante para atualmente poder desempenhar o meu trabalho enquanto formadora.

ensinar a comunicar

Na Revista do Empreendedor partilhei um artigo onde, para além de falar da minha experiência pessoal enquanto aromaterapeuta, formadora e também comunicadora, abordo o 5 passos que considero essenciais na comunicação

  1. O negócio
  2. O nicho 
  3. Planeamento 
  4. Apoio e relação com o cliente 
  5. A presença 

 

5 pontos aos quais dou grande ênfase na Certificação em Aromaterapia Profissional do Instituto Português de Aromaterapia.

Parafraseando uma das minhas alunas, já aromaterapeuta, ‘’este é um curso chave na mão’’. Uma frase simples, mas que representa perfeitamente o que quero que esta formação seja: muito mais do que conhecimentos em aromaterapia, um curso completo que permite começar a trabalhar desde logo. 

Partilha este artigo